sexta-feira, 29 de agosto de 2008

Câncer: atendimento no Sistema Único de Sáude - SUS


O acesso aos serviços de saúde é um direito de todos os cidadãos assegurado pela Constituição Federal. O SUS, Sistema Único de Saúde, foi criado para garantir que esses serviços sejam efetivamente oferecidos a toda população brasileira. No caso do câncer, qualquer pessoa pode realizar exames preventivos e consultas médicas regulares gratuitamente na rede Sus. Se a doença for diagnosticada, o paciente também recebe tratamento sem custo em hospitais públicos, inclusive os especializados no tratamento de câncer, as Unidades de Alta Complexidade em Oncologia.
Como devo utilizar os serviços oferecidos pelo SUS para tratamento de câncer?
Se você suspeitar de sintomas relacionados a qualquer tipo de câncer deve procurar imediatamente uma unidade básica de saúde, como Postos de Saúde ou unidades da Estratégia de Saúde da família. Também pode buscar algum hospital geral, que trata de várias doenças. Não é aconselhável buscar diariamente um hospital especializado em câncer. Em sua grande maioria essas unidades so matriculam pacientes que já tenham o diagnóstico da doença confirmado por algum médico.

Todo o tratamento é gratuito! Saúde é direito de todos e o SUS existe para garanti-lo!


Estudantina.

Câncer de próstata


Assim como em outros cânceres, a idade é um fator de risco importante, ganhando um significado especial no câncer da próstata, uma vez que tanto a incidência como a mortalidade aumentam exponencialmente após a idade de 50 anos.História familiar de pai ou irmão com câncer da próstata antes dos 60 anos de idade pode aumentar o risco de câncer em 3 a 10 vezes em relação à população em geral, podendo refletir tanto fatores hereditários quanto hábitos alimentares ou estilo de vida de risco de algumas famílias.
A influência que a dieta pode exercer sobre a gênese do câncer ainda é incerta, não sendo conhecidos os exatos componentes ou através de quais mecanismos estes poderiam estar influenciando o desenvolvimento do câncer da próstata.

Contudo, já está comprovado que uma dieta rica em frutas, verduras, legumes, grãos e cereais integrais, e com menos gordura, principalmente as de origem animal, não só pode ajudar a diminuir o risco de câncer, como também de outras doenças crônicas não transmissíveis.


Deixe o preconceito de lado, faça o exame de toque!


Estudantina